Neste guia você vai encontrar tudo o que precisa saber para começar a jogar o Pokémon GO.

Quando você instala o jogo, depois de fazer o login na sua conta, você deverá customizar seu personagem. Logo em seguida, o Professor Will (seu instrutor no jogo) dará algumas instruções e te mandará para o mapa.

Você vai poder escolher entre 3 pokémons. São eles:

  • Squirtle
  • Charmander
  • Bulbasaur

Escolher o primeiro pokemon

Escolhendo o primeiro pokémon

DICA ESPECIAL: Aprenda aqui a começar com o Pikachu!

Como capturar um Pokémon

Você precisa jogar a pokebola no Pokémon para capturá-lo. Também há um breve tutorial no jogo ensinando a fazer isso. Quando você clica na pokebola, aparece um anel em cima do pokémon. Eesse anel varia nas cores verde, amarela e vermelha:

  • Verde: Fácil de capturar; Pokémon comum;
  • Amarelo: Dificuldade média de capturar; Pokémon raro;
  • Vermelho: Dificuldade alta de capturar; Pokémon muito raro;

Nível de raridade

Nível de raridade dos pokémons em Pokémon Go

A melhor hora pra capturar o Pokémon é jogando a pokebola quando o anel colorido estiver pequeno.

DICA: Pra capturar os Pokémons, deixe desativada a realidade aumentada. Nós sabemos que o jogo fica muito mais legal quando se usa a RA, mas sem ela, é mais fácil pra capturar.

Para Pokémons raros, é indicado usar o método “Curve Ball”. Para conseguir fazer isso, você precisa segurar a pokebola e fazer movimentos circulares com o dedo. Se você fizer certo, a pokebola vai começar a girar e brilhar.

Em seguida você precisa jogar a pokebola na direção oposta a que ela está girando. Parece difícil, mas com o tempo você pega o jeito. Vale citar também que capturar pokémons usando a Curve Ball dá mais XP.

Procurando novos Pokémons

Agora que você já tem seu primeiro Pokémon, precisa sair e procurar mais!

No canto inferior direito da tela tem uma barrinha. Se você clicar nela, vai aparecer todos os Pokémons que estão nas redondezas.

Procurando Pokemons

Procurando Pokémons no Pokémon Go

As patinhas que estão abaixo do Pokémon indicam a distância que eles estão de você, sendo:

  • 3 patinhas: Distante
  • 2 patinhas: Próximo
  • 1 patinha: Muito próximo

Se não tiver nenhuma patinha significa que o Pokémon está aparecendo na sua tela. Pode procurar!

Infelizmente, não tem nada que te indique pra que lado ir se você estiver procurando algum Pokémon especifico. Uma dica é deixar a janela aberta e observar se diminuem as patinhas. Caso sim, significa que você está indo pelo caminho certo.

Como escolher um time Pokémon GO

Times Pokemon GO

Escolhendo um time no Pokémon GO

Quando você chegar no level 5 e entrar em um Ginásio (falaremos dele adiante), você terá que escolher um time. Há 3 opções de times:

  • Equipe amarela – INSTINCT
  • Equipe vermelha – VALOR
  • Equipe azul – MYSTIC

Você deve ter em mente que uma vez escolhido, não tem como voltar. Tecnicamente falando, não há diferença nenhuma entre as equipes.

Como funcionam as batalhas no Pokémon Go

Funcionamento das batalhas

Batalhas no Pokémon Go

Não tem segredo na parte das batalhas do Pokémon Go, você pressiona rapidamente quando quiser dar o seu ataque normal ou segura na tela pra dar o ataque forte.

O ataque forte é limitado, você pode acompanhar pela barra azul na parte superior da tela. Se a barra acabar você não vai mais conseguir dar o ataque forte. A barra enche de acordo com o tempo.

Para desviar do ataque inimigo você tem que clicar no cenário, bem simples.

Ginásio: Onde acontecem as batalhas do Pokémon Go!

São nos ginásios que os Treinadores Pokémon batalham entre si. Você consegue saber se um ginásio é bom pelo seu nível de prestígio. Cada vitória faz com que ele ganhe pontos, e a derrota, consequentemente, perca os pontos.

Você pode conquistar um ginásio para a sua equipe de duas formas: assumindo o controle de um ginásio inativo (que ninguém tenha conquistado ainda), ou desafiando o líder dele. Você precisará derrotar os pokémons que estiverem lá até o ginásio não ter mais prestígio e você poder tomá-lo.

Quando você tiver o seu ginásio, saiba que conforme você consegue mais prestígio, o seu ginásio sobe de nível, liberando espaço para mais 1 pokémon. Quanto mais prestigio, mais pokémons para proteger o ginásio.

O que são Pokestops?

Marcações de pokestops

Marcações de pokestops – Pokémon Go

As pokestops são lugares onde você pode ganhar diversos itens como incenso, doces, pokebolas, pokémons, ovos, etc. Elas costumam ficar em lugares bem movimentados como shoppings, praças públicas, museus, e pontos culturais em geral.

Na imagem acima, as Pokestops azuis são as que você precisa visitar e as roxas são as que você já visitou.

Pronto! Agora você já sabe o básico do jogo Pokémon GO, já pode começar a se divertir! 😀