Realidade Aumentada: O que é? Como funciona?

Saiba o que é e como funciona a Realidade Aumentada, tecnologia que é bastante utilizada no game Pokémon Go…

Muito tem se falado sobre o Pokémon Go nas últimas semanas, e como ele veio para revolucionar o mercado de jogos no mundo inteiro.

Mas você sabe o que é a Realidade Aumentada em que o jogo se baseia? Não? Então confira agora neste artigo…

realidade aumentada pokemon go o que e como funciona

Realidade Aumentada no Pokémon Go

Realidade Aumentada: O que é? Como funciona?

A realidade aumentada é uma tecnologia capaz de misturar o mundo virtual com o mundo real, fazendo com que coisas criadas no computador possam interagir com objetos do mundo real.

Em Pokémon Go, por exemplo, a Realidade Aumentada é responsável por colocar os monstrinhos pokémon nos lugares mais inusitados do mundo, como praças públicas, ruas, calçadas, prédios, residências etc., sendo os pokémons visíveis através da câmera dos celulares.

Isso porque, apesar de ser uma tecnologia bastante avançada, ela ainda precisa de alguns recursos para que funcione corretamente, sendo um deles a câmera. Veja os recursos que ela precisa:

  • câmera para transmitir imagens de um objeto real;
  • programa ou aplicativo para interpretar o sinal que é transmitido pela câmera;
  • objeto no mundo real para servir de base para tudo.

Com a união de todos esses recursos, você hoje é capaz de sair pelas ruas e, através da câmera do seu celular, consegue enxergar diversos pokémons habitando a sua cidade (e pode ainda captura-los com a pokebola!). 😀

Utilização da Realidade Aumentada em outros games

Pokémon Go não foi o primeiro jogo a utilizar a tecnologia da Realidade Aumentada. A própria empresa que desenvolveu o game dos monstrinhos já havia feito outro jogo baseado nessa tecnologia, chamado Ingress. No game, o jogador também saía pelas ruas utilizando a realidade aumentada para encontrar objetos, pontos de encontro etc.

No entanto, logicamente, não teve o mesmo sucesso que Pokémon Go está tendo. Isso porque, a grande vantagem do game dos monstrinhos é ser uma série com personagens já bastante conhecidos no mundo inteiro.

Isso, com certeza, contribuiu para que Pokémon Go batesse todos os recordes possíveis e ultrapassasse apps famosos como Twitter, Facebook, Snapchat, WhatsApp, Tinder etc.

2 Comentários

  1. Tata
  2. Maria dolores

Responder